Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

Verme do Coração
Corpo Clínico Koala Hospital Animal

A Dirofilaria immitis é um verme que, ao invés de parasitar o intestino, escolhe o coração como órgão parasitado. Ele é transmitido através de um mosquito semelhante a um pernilongo que uma vez tendo picado um animal portador pode, através de nova picada, transmitir a doença.
O mosquito inocula uma microscópica larva chamada microfilária. Essa larva entra na corrente sanguínea e posteriormente se aloja ao lado direito do coração e artérias pulmonares. Uma vez instalada, ela cresce, podendo atingir até 30 cm de comprimento quando adulta. Nessa fase ela pode se reproduzir liberando novas microfilárias. O verme adulto instalado dificulta o bombeamento adequado do sangue, causando uma dilatação de músculo cardíaco e artérias pulmonares, e posteriormente sintomas como cansaço, tosse, desmaios e perda de peso.

O tratamento é bastante complicado, uma vez que ele consiste em matar o verme adulto, que pode obstruir vasos importantes causando a morte do animal. Felizmente, existe a prevenção através de medicamentos mensais.

As áreas de maior incidência da doença são o litoral e regiões com muita água, por existir uma maior população de mosquitos (Peruíbe e Ilha Bela em SP são regiões com alta taxa da doença), mas cães que habitam a cidade também podem contrair a doença basta ser picado por um mosquito portador.

Portanto, é muito importante que o cão receba tratamento preventivo, sendo necessária a orientação de um veterinário antes da medicação porque os animais devem fazer o teste da doença antes de iniciar o esquema preventivo.