Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

Catarata, Displasia e Otite
Corpo Clínico Koala Hospital Animal

A catarata é qualquer evento que provoque a opacificação de uma estrutura ocular chamada cristalino ou lente. Este problema deixa a pupila esbranquiçada, e é comum nos animais domésticos.
Essa opacificação pode ocorrer ao nascimento quando é chamada de juvenil e pode aparecer até os 6 anos de idade. Desta idade em diante ela é chamada catarata senil.
A catarata pode acometer um ou os dois olhos e geralmente, com a evolução, a doença leva o animal à cegueira.
Para esta patologia não existe tratamento medicamentoso eficaz somente tratamento cirúrgico que consiste na retirada do cristalino devolvendo uma porcentagem da visão ao animal.

Displasia Coxofemoral

Trata-se de uma doença articular onde existe uma má coabitação (encaixe) entre a cabeça do fêmur e o acetábulo (bacia). É passada dos pais para a prole, o que eleva a responsabilidade dos criadores. Normalmente o proprietário nota o animal mancando ou com dificuldade para levantar ou sentar. Existem fatores legados a raças e a fatores ambientais que podem estar prejudicando e acelerando o processo de degeneração articular. A displasia é classificada em estágios para que o médico veterinário opte pelo melhor tratamento que pode variar do clínico ao cirúrgico.

Otite


É uma patologia muito comum nos animais, principalmente em algumas raças como o Cocker e o Beagle. Pode ser causada por bactérias, fungos e até mesmo ácaro. O proprietário percebe o animal cocando as orelhas ou chacoalhando a cabeça. O seu tratamento varia de acordo com a cronicidade do processo podendo ser tratada simplesmente com remédios tópicos ou sistêmicos e nos casos mais severos necessitando até de intervenção cirúrgica que tornará possível uma melhor condição de vida para o animal e para o proprietário que terá uma forma de tratar o problema.