Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br
TUMOR DE MAMA
Koala Hospital Animal

   Os tumores de mama acometem principalmente as fêmeas com aproximadamente 10 anos de idade em média. A maioria das cadelas acometida é composta por fêmeas inteiras, ou seja, não castradas, ou fêmeas castradas em período avançado da vida. É raro o aparecimento de neoplasia mamária em machos e animais jovens.

   Os tumores mamários têm tamanhos variáveis, podendo ser de alguns milímetros a muitos centímetros de diâmetro, podendo ser encontrados em qualquer parte da cadeia mamária. Uma grande parte desses tumores de mama é de origem maligna e representam aproximadamente a metade de todos os tumores de cadelas e, apesar de serem menos freqüentes em gatas, constituem o terceiro tumor mais comum.

   A castração precoce, preferencialmente antes do primeiro cio, é altamente protetora contra o desenvolvimento de neoplasias mamárias. Após os três anos de idade, esse efeito protetor é bastante reduzido.

   O tratamento da neoplasia mamária consiste na retirada cirúrgica de todo o tecido anormal. Cada caso é avaliado pelo cirurgião que opta entre a retirada do nódulo, a mastectomia simples (retirada de uma cadeia mamária) ou mastectomia radical (retirada de todas as mamas). Preferencialmente, deve ser realizado o exame histopatológico da massa tumoral para avaliação da origem e tipo do tumor.

   Antes de se optar pela cirurgia, é aconselhável a realização de alguns exames complementares como radiografia torácica para pesquisa de metástase pulmonar, eletrocardiograma e função renal.

   O prognóstico da doença depende principalmente do tipo de tumor e da retirada do nódulo. Infelizmente, os proprietários em geral recorrem ao veterinário tardiamente, às vezes meses após a identificação do nódulo, em alguns casos somente quando o tumor já tomou proporções tão grandes que dificultam até a locomoção do animal, ou ainda quando já está ulcerado e malcheiroso.

   O tratamento precoce e adequado garante ao paciente a manutenção da sua qualidade de vida e uma longevidade maior.