Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

Imunização de cães e gatos
Corpo Clínico Koala Hospital Animal

A vacina é o meio mais eficaz de prevenir determinadas doenças que podem causar sofrimento e abreviar a vida dos animais de estimação. Além disso, as vacinas protegem contra doenças que podem ser transmitidas ao ser humano através dos animais. São as chamadas zoonoses, como a Raiva e a Leptospirose.
Após um cuidadoso exame clínico, o Médico Veterinário determina se seu animal está em condições ou não de receber as vacinas.
Sugerimos os seguintes esquemas básicos de vacinação para cães e gatos, que podem ser alterados conforme a avaliação do animal e do ambiente onde ele vive:

Vacinação de gatos:

Aos 2 e aos 3 meses devem receber a vacina tríplice (contra Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopenia) ou quádrupla (além das três citadas, protege também contra Clamidiose).
Aos 4 meses já podem ser vacinadas contra a Raiva.
A vacina quíntupla, que protege também contra Leucemia Felina, é recomendada para animais que podem ter contato com gatos portadores do vírus, havendo, assim, risco de contaminação (gatis, abrigos para animais, gatos que têm livre acesso à rua).
A revacinação deve ser feita anualmente.

Vacinação de cães:

Três doses de V8 (contra Cinomose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Parvovirose, Parainfluenza e Coronavirose):
Entre 45 e 60 dias devem receber a primeira dose. As doses seguintes são aplicadas 30 e 60 dias após a primeira.
A partir dos 4 meses de idade deve ser aplicada a vacina contra Raiva.
Recomenda-se que até ter recebido as três doses da V8 o filhote não seja levado para passear, nem seja exposto ao convívio com outros animais.

As vacinas (V8 e anti-rábica) devem ser repetidas anualmente, independentemente do fato do animal sair de casa ou não, pois os vírus causadores dessas doenças nem sempre precisam do contato direto entre os animais para serem transmitidos.