Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

   A giardíase é provocada por um protozoário chamado Giardia spp. Os animais infectam-se quando ingerem os cistos eliminados através das fezes de outro animal que esteja infectado.

   Ela ocorre mais comumente em cães do que em gatos. Os sintomas são semelhantes aos de uma verminose e inclui uma diarréia moderada a grave que pode ser persistente, intermitente ou até mesmo ocorrer remissão espontânea se houver baixa infestação. Normalmente não é encontrado muco ou sangue nas fezes. Alguns animais apresentam perda de peso significativa. A confirmação da patologia é feita através do exame de fezes.

   Os vermífugos comercializados não combatem a giardíase e somente após confirmação do resultado positivo do exame, deve ser instituído o tratamento que deve ter acompanhamento veterinário. É aconselhável a repetição do exame de fezes após o tratamento para confirmar o resultado negativo.

   Em casos de infestação, deve-se promover uma limpeza constante do ambiente com a rápida retirada das fezes. O exame parasitológico deve ser realizado em todos os animais que convivem no ambiente, mesmo que eles não apresentem sintomas da doença.

   Vale lembrar que a giardíase é uma zoonose (transmissível ao homem) e portanto deve-se tomar cuidados básicos de higiene ao manipular as fezes.