Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br
METRITE
Koala Hospital Animal

Metrite é uma infecção bacteriana ascendente e aguda do útero. Pode ocorrer em seguida a uma pseudoprenhez, um período estral e após uma cobertura sem sucesso, mas é quase sempre um distúrbio pós-parto. Dificuldades no parto, manipulações obstétricas e retenção de fetos e placenta predispõem ao seu desenvolvimento.

Os sintomas clínicos são típicos de uma infecção bacteriana, incluindo febre, desidratação, depressão, anorexia (redução ou falta de apetite) e taquicardia. Geralmente observa-se um corrimento vaginal fétido e crônico que pode ser pegajoso, purulento e amarelado em coloração. É visível na vulva e nos pêlos ao seu redor. Este corrimento pode ser acastanhado se houver traços de sangue e pode ser evidenciado nos lugares onde o animal costuma sentar. Nos animais magros, o útero aumentado pode ser facilmente palpado durante o exame físico. A condição pode levar à piometra (coleção de pus no útero). A metrite pode tornar-se crônica e provocar a infertilidade além de predispor à toxemia.

O diagnóstico é baseado na história clínica, nas alterações físicas, em exames complementares como radiografia e/ou ultrassonografia para avaliar o tamanho do útero e o seu conteúdo e citologia vaginal.

O tratamento deve ser imediato, pois é comum desencadear uma toxemia, uma vez que, o útero é um ambiente ideal para a proliferação de bactérias devido ao calor e umidade. A terapia consiste na administração de líquidos, antibióticos e drenagem do conteúdo uterino. O último pode ser seguido por esterilização. Tratamento hormonal e prostaglandinas podem ser considerados em certos casos, pois alterações hormonais (aumento da progesterona e diminuição do estrógeno) reduzem a imunidade do útero, deixando-o desprotegidos contra as bactérias. Frequentemente, o útero necessita de lavagens, e nos casos persistentes, a esterilização é uma boa opção.

Como prevenção, são recomendadas medidas de higiene adequadas e esterilização.