Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br
Obesidade
Koala Hospital Animal

Muitos proprietários não estão conscientes de que o seu animal de estimação possa ter problemas de obesidade. A compreensão de que ela pode causar graves problemas de saúde é o primeiro passo para a correção definitiva do problema.

As causas mais comuns do excesso de peso são a excessiva ingestão calórica diária em relação às necessidades individuais, pouca atividade física, dietas com alto teor de gordura, alimentação à vontade, restos caseiros e petiscos. Outros fatores importantes incluem a influência genética e racial, a castração e doenças sistêmicas como diabetes ou problemas da tireóide.


Algumas pessoas tendem a demonstrar amor e carinho através da alimentação, e muitas vezes oferecem alimentos inadequados à saúde (como bolachas, pizzas, doces, embutidos, queijos, refrigerantes, etc.) para agradar o seu mascote. Apesar desses alimentos serem muito bem recebidos pelos animais, eles podem provocar distúrbios orgânicos, muitas vezes com conseqüências graves, a curto e a longo prazo. Esses distúrbios podem gerar desde uma indisposição ou intoxicação alimentar até gastrites severas (com úlceras estomacais), e predispõem os animais à cardiopatias, diabetes, problemas articulares e de coluna, doenças renais etc.

Se o seu animal está com o peso normal, mas recebe uma alimentação irregular (seja em horários, quantidades ou tipo de alimento), ou se ele já está obeso, o maior ato de amor que você pode demonstrar é a correção desses hábitos. No início, esta prática pode ser um tanto complicada, necessitando da colaboração de toda a família e daqueles que convivem com o animal. Ele pode levar uns 15 dias até compreender que a rotina mudou, mas vai se adaptar e parar de "pedir".

A melhor coisa a fazer é consultar um veterinário, principalmente se o animal já está obeso, para receber uma orientação específica e programas de reeducação alimentar e de diminuição da obesidade.

Manter o animal sadio e com qualidade de vida depende exclusivamente do proprietário, afinal de contas o seu mascote não sabe abrir a geladeira. Ou sabe?