Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br
Displasia do Cotovelo
Dr. Daniel C.B. Baccarin
Setor de Cirurgia - Koala Hospital Animal

A patologia conhecida como Displasia do Cotovelo, ocorre devido a alterações ósseas durante o crescimento do animal, principalmente nas raças de grande porte. As raças mais predispostas são: Pastor alemão, Labrador, Golden retriever, Basset hound e Rottweiler.

O sinal clínico mais evidente é a claudicação (manqueira), que pode variar de severa a intermitente, e que aparece quando o cão ainda é filhote. Pode também estar presente um desvio do eixo anatômico do membro afetado.


A correção do problema pode ser cirúrgica, mas esta intervenção deve ser realizada em animais com até nove meses de idade. Quanto mais jovem o animal, melhor o prognóstico.

Após este período, a opção mais recomendada é um tratamento paliativo para a fase aguda da doença, administrando-se medicamentos antiinflamatórios associados a repositores articulares. Porém o prognóstico é reservado, pois a evolução do quadro é o aparecimento de artrose na articulação, que resulta em muita dor e é irreversível.

Deve-se ainda, fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças como a panosteíte, tenossinosite do músculo bicipital e fraturas. Para tanto, é necessária uma avaliação radiográfica.