Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

Necrose da Cabeça do Femur
Dra.Marcelle Rahal Clemente
Koala Hospital Animal

Nesta doença, por alguma razão ainda desconhecida, uma importante parte do suprimento sangüíneo da cabeça femoral fica comprometida. Esta condição pode ser uni ou bilateral e freqüentemente ocorre sem causa aparente em cães adolescentes de raças toy e de pequeno porte (poodle, lhasa apso, pinscher). Em raças toy, fatores genéticos podem estar envolvidos na manifestação da moléstia.

O sinal clínico mais importante é a claudicação (o animal manca), que tende posteriormente e agravar-se. Como o colapso da cabeça femoral afeta a harmonia das superfícies articulares, predispõe o aparecimento de artrose, tornando o processo ainda mais dolorido. Os músculos podem atrofiar-se pelo desuso do membro nos casos crônicos. O diagnóstico é confirmado pelo exame radiológico da articulação da bacia.

O tratamento mais indicado é a retirada cirúrgica da cabeça do fêmur, com posterior fisioterapia. O tempo de melhora com a fisioterapia é de 8 a 12 meses.

Pacientes com osteoartrites avançadas e atrofias severas mostram progressiva melhora após 12 meses de cirurgia. A taxa de sucesso é alta e o paciente não necessita de confinamento, ficando livre para se locomover.