Se você tem alguma dúvida sobre a saúde do seu animal
PERGUNTE AO
VETERINÁRIO

vet@kennelclub.com.br

Estranhos Hábitos Alimentares
Koala Hospital Animal

Comer excrementos de coelhos, esterco de cavalo, adorar caixas de areia de gatos, comer os próprios excrementos. Todos esses hábitos caninos são normais, apesar de serem desagradáveis. Os cães tem um interesse natural e até saudável por excrementos.

Os gatos preferem a comida o mais fresca possível, mas os cães podem até comer carne estragada. Os cães tem menos papilas gustativas, tendo portanto o paladar menos aguçado. Eles provavelmente tem sensações generalizadas como agradável, indiferente ou desagradável.

Os filhotes em geral comem excrementos pela primeira vez para experimentar. Se a prática for compensadora, a experiência inicial torna-se um hábito.

Esterco, principalmente de herbívoros, ao contrario do que muitos pensam, é nutritivo para os cães, e muitas vezes contém nutrientes e enzimas úteis para a digestão canina. Mas é bom prestar atenção: algumas vezes os cães comem excrementos porque tem falta de enzimas digestivas. E se esse for o caso, pode ser acrescentado a dieta do cão suplementos de enzima ou alimentos que contenham enzimas como papaia, abóbora, ou polpas vegetais.

Apesar de ser uma prática normal, é sempre recomendável estar sempre atento à mudanças de hábito do seu mascote, e havendo dúvidas, procure um veterinário de sua confiança ou um especialista em comportamento animal para avaliar se este comportamento pode ser patológico.