Características Gerais

Padrão FCI n. 199
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho 42 a 50 cm
Peso 8 a 12 kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça de coelho
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Itália

 

Clique para ver

 
Cirneco dell’ Etna

O Cirneco do Etna é uma das mais antigas raças européias, tendo provas de origem datadas de muitos milhares de anos atrás, ainda na era pré-histórica.
O Cirneco habita a Sicília (Itália) desde as mais remotas épocas. Os habitantes nativos consideravam-nos sagrados e os mantinham como cães de guarda em seus templos e mais tarde os usaram na caçada de coelhos.
Através de estudos das raças mediterrâneas pode-se dizer que o Cirneco teria sua origem em antigos cães de caça criados no período faraônico no vale do Nilo e levados para a Sicília pelos fenícios.
Outra suposição com base em recentes pesquisas é de que o Cirneco seja um cão nativo da Sicília, mais precisamente da região do vulcão Etna, já que documentos numismáticos (ciência que se estuda a História da moeda) mostram que a raça existia nessa região muitos séculos antes de Cristo.
Foram várias as informações obtidas através de moedas. Em uma coleção datada do século VI A.C. existem várias com o Cirneco estampado. Essas moedas fazem parte de coleções em alguns museus na Itália. A raça também é retratada em moedas de várias cidades do Império Grego, datadas do século VI ao III A.C..

O Cirneco é um cão de caça, adaptado a terrenos difíceis, especialmente indicado para a caça ao coelho selvagem. Ele é dotado de grande temperamento, sendo doce e afetuoso.

A pelagem é curta na cabeça, orelhas e membros, sendo que no tronco e cauda é um pouco mais longa (cerca de 3 cm), bem lisa e assentada.

A cor é:
- fulvo unicolor mais ou menos intenso ou diluído como isabela, areia, etc.
- fulvo e branco nas suas gradações (lista branca na cabeça e no peito, patas, ponta da cauda e ventre brancos). A cor branco unicolor com manchas laranja é tolerado.

Na aparência geral, o Cirneco do Etna é um cão do tipo primitivo, de porte médio, delgado, mas forte e resistente, de formas elegantes e deslanchadas. É um cão leve, com estrutura quadrada. A cabeça é oval, focinho longo e as orelhas eretas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!