Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Cães Pastores, sem classificação na FCI.
Tamanho médio; 51 a 61 cm
Peso 18 a 29,5 Kg
Pelagem curta ou média
Agressividade média (controlável)
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Nova Zelândia

 

Clique para ver

 
New Zealand Huntaway

A verdadeira história do New Zealand Huntaway, também conhecido como New Zealand Sheepdog (Pastor da Nova Zelândia), é desconhecida, mas existem várias teorias sobre a origem dessa raça, que tem mais de 100 anos.

Rebanhos de ovelhas foram introduzidos na Nova Zelândia, devido ao clima ameno e úmido do país. Os cães pastores usados a princípio eram os Collies, mas com o aumento em grandes proporções do rebanho, esses cães que trabalhavam em silêncio e tinham pelagem abundante, não resistiam bem ao esforço. Era necessário um cão de mais pêlo curto, com mais estamina e que pudesse ser ouvido. Foi assim que nasceu o Huntaway.

Collies selecionados para o trabalho, que latiam e tinham mais vigor físico, foram provavelmente cruzados com cães de outras raças, como o Beauceron, Pastor Alemão, Labrador e Rottweiller, entre outros.

Esses cães eram utilizados em todo o território da Nova Zelândia para conduzir e manejar grandes rebanhos, usando a voz para reunir e conduzir as ovelhas. Em qualquer outra situação ele não late. Eventos especiais foram criados para mostrar a capacidade de pastoreio dos cães. Esses eventos eram chamados de "Huntaway", daí o nome da raça.

O Huntaway não é reconhecido por nenhum Kenel Clube como raça verdadeira e sim somente como cão de trabalho. São dois os tipos de Huntaways, o de pêlo mais longo e o de pêlo curto, o mais comum.

O New Zealand Huntaway é muito inteligente e geralmente é um cão de um só dono. Ele é facilmente treinado, afetivo com crianças e apesar de não ser comum encontrá-lo em uma casa como pet, sua popularidade como cão de companhia vem crescendo dia a dia.

A pelagem é geralmente curta e densa, mas podemos encontrar exemplares de pêlo mais longo, conhecidos como "Beardies".

A cor pode ser preto-e-dourado, tricolor (preto, dourado e branco) e rajado.

Na aparência geral o New Zealand Huntaway é um cão que pode ser encontrado em vários tamanhos e em algumas variedades de cor e pelagem. Para os entusiastas desse cão, o que é importante é a habilidade no trabalho. Eles são fortes, bem musculados, de corpo levemente alongado, com cauda grossa, portada pouco abaixo da linha do dorso. As orelhas bem separadas, são dobradas para a frente.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!