Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Hounds, sem classificação na FCI.
Tamanho grande; 56 a 66 cm
Peso 20 a 27 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Irlanda

 

Clique para ver

 
Pocadan

Dentre todas as raças nativas da Irlanda, o Kerry Beagle é, provavelmente, a mais antiga. É de se supor que tenha chegado à Irlanda junto com os Celtas, tendo sido refinado através dos anos devido a cruzamentos com hounds do sul e hounds franceses. Um de seus prováveis antecessores é o Bloodhound, de quem teria herdado também o olfato que o torna um bom farejador de pista.
Esses cães originalmente caçavam em matilha na localidade de Kerry, na Irlanda, daí a origem da primeira parte de seu nome. O segundo nome, "Beagle", é um mistério, já que o Beagle é um pequeno hound (ao contrário do Kerry Beagle) usado para caçar pequenos animais, como a lebre, enquanto o Kerry Beagle era normalmente usado na caça de veados. A palavra Beagle em Irlandês é "Pocadan", e se refere mais à função do cão (caçador), do que ao tamanho dele.

Apesar de muito populares na Irlanda, o número de exemplares diminuiu muito com a grave crise de fome que se abateu sobre o país em 1847, mas a paixão do povo irlandês pelas caçadas foi essencial para que a raça voltasse a ser tão popular como antes. Hoje é comum encontrarmos muitas matilhas de Kerry Beagles nas áreas rurais da Irlanda. No começo do século XX, um grupo de imigrantes irlandeses introduziu a raça nos EUA, onde foi usado na formação de vários dos hounds americanos, inclusive o American Black and Tan Coonhound e o Foxhound Americano.

A caça à lebre, feita a pé com matilhas de Kerry Beagles, é muito popular na Irlanda e mais do que uma caçada, é uma diversão onde o simples prazer de seguir e observar a matilha é o que mais interessa. Raramente a presa é capturada, já que o mestre, quando percebe que o animal está em perigo ou muito estressado, chama de volta os hounds, que atendem prontamente.

O Kerry Beagle é basicamente um cão de matilha e como tal é muito ativo e independente. Como a maioria dos cães de caça, ele é dócil, afetivo com toda a família, incluindo outros pets e as crianças, com as quais ele tem uma grande paciência.

A pelagem é curta, grossa e assentada.

A cor pode ser tricolor (preto, branco e dourado), preto-e-dourado, azul-e-dourado ou branco-e-dourado.

Na aparência geral o Kerry Beagle é um cão de porte grande, robusto, de formação atlética, um típico hound, bem estruturado, com ossatura forte e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é proporcional ao corpo, sua expressão é doce e as orelhas são longas e pendentes.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!