Características Gerais

Padrão FCI n. 221
Grupo n. 8, Retrievers, Levantadores e Dágua
Tamanho médio ideal; M-59 cm; F-55cm
Peso M-35 a 40 Kg; F-28 a 30 Kg
Pelagem média
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
moderado
Área para criação média
País de Origem Holanda

 

Clique para ver

 
Wetterhoun

A Frísia é um condado na fronteira noroeste da Holanda e sua população tem cultura e língua próprias. Os frísios, ou frisões, foram responsáveis pelo desenvolvimento de algumas raças de cães de caça nativos da Holanda, sendo uma delas o Wetterhoun ("cão d'água" no dialeto local).

A história da raça começa no século XVII, ou talvez antes, mas sua exata origem é desconhecida, embora com certeza ela esteja relacionada aos "genéricos" cães d'água europeus, com a diferença da cauda enrolada sobre o dorso, que sugere uma possível ligação com os cães do tipo Nórdico.
Originalmente o Wetterhoun era utilizado para encontrar e matar as lontras nas regiões lacustres de sua terra natal e hoje, mesmo com a ausência das lontras, ele é usado também como levantador de caça.

Ele trabalha como muitos dos spaniels de terra, procurando a presa e indicando sua presença. Depois do tiro ele exerce também a função de retriever, buscando a caça abatida tanto na água como na terra.
Os cães desta raça adoram água e nadam alegremente mesmo sob baixíssimas temperaturas.

O Cão d'água Frison é muito inteligente e os holandeses dizem que eles são como os frisões, obstinados, mas uma vez conquistados, leais e amigáveis. Eles são um pouco teimosos e reservados com estranhos. O Clube Holandês de Wetterhoun descreve esses cães como sendo cautelosos, mas com um coração de ouro. Eles são afetivos com a família, pacientes e amorosos com as crianças.

A pelagem é grossa e encaracolada no corpo inteiro, exceto na cabeça, ponta da orelha e pernas, onde o pêlo é liso e curto.

A cor é preto, preto-e-branco, fígado ou fígado-e-branco.

Na aparência geral o Cão D'Água Frison é um cão de porte médio de perfil quadrado, bem estruturado, com cabeça forte, crânio largo e orelhas relativamente pequenas e pendentes. A cauda diferentemente dos outros cães retrievers e d'água, é portada alta enrolada sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!