Características Gerais

Padrão FCI n. 278
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Tamanho grande; 51 a 61 cm
Peso 26 a 40 Kg
Pelagem longa
Agressividade alta (controlável)
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Eslovênia

 

Clique para ver

 
Kraski Ovcar

A área conhecida como Kras ou Krast, ao norte da antiga Iugoslávia (região onde hoje está a Eslovênia), está situada no sopé dos Alpes da Itália e Áustria e inclui a Península da Ístria que adentra o Mar Adriático.

Os cães pastores da região, que protegem os rebanhos, estão estreitamente relacionados com o Sarplaninac, da região mais ao sul. Ambos estão relacionados aos também cães pastores da Grécia, Romênia e do leste dos Bálcãs.

A revolta política na época da formação da Iugoslávia (hoje dividida em vários outros países), teve um efeito dramático na criação da raça, tanto que americanos à procura de exemplares desse cão por volta de 1970, foram informados que, se por acaso ainda existissem alguns representantes da raça, estariam confinados mais ao sul da antiga Iugoslávia.
Felizmente alguns poucos amantes da raça trabalharam para vê-la salva na sua terra natal, em outros países da Europa e até mesmo na América, mas cabe dizer que a maioria desses entusiastas eram descendentes de iugoslavos, que viam no Krast um pedaço vivo da história daquele país.
Apesar de todos os esforços, a raça é ainda muito rara e não foi tão divulgada como guardião de rebanhos como ocorreu com o Sarplaninac (Pastor Iugoslavo), com quem o Krast se parece muito.

O Pastor Montanhês de Krast é um companheiro alegre e divertido, mas é desconfiado com estranhos, não sendo fácil conquistá-lo.
Apesar de menor e menos agressivo do que outros cães pastores, suas características combinadas com sua imensa coragem é que o torna um excelente guardião.

A pelagem é dupla com subpêlo denso e protetor e pêlo de comprimento moderadamente longo, grosso e assentado.

A cor é um cinza ferro com suas nuances.

Na aparência geral o Pastor Montanhês de Krast é um cão de porte grande, muito semelhante ao Pastor Iugoslavo (Sarplaninac) de membros fortes, ossatura pesada e robusto de conformação.
A cabeça é grande, larga no crânio, afinando em direção ao focinho. A cauda de comprimento médio e em forma de sabre é franjada e portada relativamente baixa. As orelhas relativamente curtas são pendentes.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!