Características Gerais

Padrão FCI n. 223b
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho grande; 55 a 63cm
Peso 29,5 a 30,5 Kg
Pelagem longa
Agressividade alta (controlável)
Aptidão pastor, guarda, defesa e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Holanda

 

Clique para ver

 
Hollandse Herdershond Langharige

O Pastor Holandês se apresenta em três variações segundo a pelagem:

a) Pastor Holandês de Pêlo Curto - Hollandse Herdershond Kortharige
b) Pastor Holandês de Pêlo Longo - Hollandse Herdershond Langharige
c) Pastor Holandês de Pêlo Duro - Hollandse Herdershond Ruwharige

Exceto pela cor, as três variedades são muito similares com seus vizinhos Pastores Belgas e com as mais recentes variedades dos cães pastores da Alemanha. Eles, assim como seus primos belgas, são julgados fisicamente segundo um único padrão.

A raça em todas as suas variações surgiu no começo do século XIX no sul da Holanda, especialmente na província de Brabant e nas vizinhanças da Bélgica, que na época fazia parte da Holanda.
Esse cão pastor tem a mesma origem dos Pastores Alemães e Belgas.
A divisão das variedades de acordo com a pelagem só aconteceu no começo do século XX, quando as exposições caninas começaram.
Devido às soberbas habilidades para o pastoreio, a raça se espalhou significativamente, mas com a diminuição do rebanho e a grande popularidade que o Pastor Alemão alcançou, o Pastor Holandês começou a perder terreno e se tornar cada vez mais raro.

Felizmente esse cão está sendo redescoberto nas últimas décadas e os atuais proprietários fazem questão de preservar as suas habilidades no trabalho.
O Pastor Holandês é um cão pastor nato, mas, além disso, ele se tornou um competente cão de guarda e de obediência.
A raça é extremamente inteligente, aprende tudo com muita rapidez, é obediente, mas é possessivo e territorial. Ele é mais feliz se criado no campo, exercendo suas funções, mas se criado em locais menores, com crianças, ele pode se conformar com a situação.

A pelagem é longa, reta, áspera e na face e parte anterior dos membros é curta.

A cor é a mesma para as três variedades, podendo ser cinza, amarelo, prata, vermelho ou dourado, e também todas as tonalidades de rajado. O tom azul tende a clarear com a idade.

Na aparência geral o Pastor Holandês é um cão de porte grande, de expressão nobre, harmonioso, bem equilibrado, um pouco mais longo do que alto e elegante tanto no porte quanto nos movimentos. As orelhas são bem separadas, eretas, largas na base, terminando em ponta e a cauda, que deve ser um prolongamento da linha do dorso, é portada baixa.


 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!