Características Gerais

Padrão FCI n. 176
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho grande; 55 a 66 cm
Peso 23 a 32 Kg
Pelagem medianamente longa
Agressividade moderada
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média
País de Origem França

 

Clique para ver

 
Berger de Picardie

O Pastor da Picardia é provavelmente uma das mais antigas raças de cães pastores da França e deve ter chegado à região da Picardia e à Pas-de-Calais, uma região próxima a Somme, norte da França, com os Celtas em 800 DC.
As duas Guerras Mundiais deixaram a raça à beira da extinção e hoje, apesar de ainda pouco numerosa mesmo em seu país de origem e de raramente ser exibida em circuitos de exposições na França e no exterior, ela está recuperada. Alguns exemplares podem ser encontrados nos Estados Unidos, mas é na região de Somme que podemos encontrar esses cães trabalhando em fazendas, exercendo suas reais funções.

O Pastor da Picardia é um excelente pastor de ovelhas e gado sendo considerado e se portando como um membro da família, extremamente confiável e responsável. Além disso, ele é dotado de grande disposição e responde rapidamente aos treinos de obediência, mas como a grande maioria dos cães pastores eles necessitam "muito" da companhia humana e também de "muito" exercício (muito mesmo !!) e, logicamente, de um dono que lhe proporcione ambas as coisas. Esse cão é bastante afetivo com crianças e adapta-se à vida urbana, desde que possa ter alguma atividade.

A pelagem é moderadamente longa, densa, resistente à água, com subpêlo abundante e nunca encaracolado ou ondulado.

A cor pode ser cinza ou fulvo em todas as tonalidades, nunca branco, exceto no peito e patas.

Na aparência geral o Pastor da Picardia é um cão de grande porte, de expressão alegre, inteligente, com cabeça alongada formando barba com a pelagem longa. As orelhas são pequenas, eretas e protegidas por pêlos curtos tanto por fora como por dentro.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!