Características Gerais

Padrão FCI n. 293
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho médio; 43 a 51 cm
Peso 11 a 20 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média a grande
País de Origem Austrália

 

Clique para ver

 
Australian Kelpie

O duro clima, o intenso calor da Austrália, forçou colonizadores da Inglaterra e Escócia a selecionar cães que se adequassem às difíceis condições do local. Esses cães tinham que proteger o rebanho do assalto de aborígines, dos dingos (canídeos originários da região) e outros animais selvagens, principalmente à noite.
Cada província estabelecia seu próprio tipo de cães pastores, que na maioria das vezes levavam o nome do criador da raça ou do local onde eram criados. A maior parte desses animais (hoje extintos) que se adequavam às condições locais, eram acasalados com outras raças mais tradicionais de cães pastores.
Em 1870 um criador de New South Wales importou um casal de Collies de Pêlo Liso que ainda durante a viagem gerou um macho. Este cão posteriormente foi cruzado com uma cadela nativa, de cor preto-e-castanho, de nome Kelpie. Sua progênie foi a fundadora da raça que foi exibida pela primeira vez em 1908.
O Kelpie vive para trabalhar e pode tomar conta tanto do rebanho de ovelhas ou cabras, do gado e até de aves domésticas, como galinhas, gansos, etc. Ele é um cão inteligente, alerta, persistente e extremamente sociável, mas não se adapta muito à vida urbana.
Consta que um cão de nome Coil após participar de uma competição em Sidney e completá-la com o número de 100 pontos (um recorde até hoje) precisaria apenas participar da prova do dia seguinte para tornar-se campeão. Porém, logo depois da primeira prova foi atropelado por um táxi. Mesmo assim, com uma mão fraturada, obteve permissão dos juízes para que competisse e mais uma vez ele completou a prova brilhantemente, sagrando-se campeão.

Esse valente Kelpie é lendário em sua terra natal.

A pelagem é dupla com subpêlo resistente a água e pêlo curto e lustroso.

A cor pode ser preto, azul, vermelho ou castanho, com ou sem marcações em dourado.

Na aparência geral o Kelpie é um cão de porte médio, compacto, robusto, resistente musculoso, de firme ossatura, pernas fortes e enxutas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!