Características Gerais

Padrão FCI n. 39
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho 25,5 a 30 cm
Peso 10 a 12 Kg
Pelagem média e densa
Agressividade média
Aptidão pastoreio
Atividade
Espontânea
média
Área para criação pequena
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Welsh Corgi Pembroke

O Welsh Corgi Pembroke de Pembrokeshire (Gales) sem dúvida, é mais recente do que o Welsh Corgi Cardigan, mas nem por isso deixa de ser uma raça antiga, com origem em 1107.
De acordo com W. Lloyd Thomas, o Corgi Pembroke e o Cardigan não vêm de uma mesma raça como muitos dizem. Segundo ele, os ancestrais diretos dos Pembrokes teriam sido trazidos através do canal pelos tecelões flamengos, que foram incentivados por Henry I da Inglaterra a construir suas moradas no País de Gales. Esses tecelões tinham uma natureza agrária e logo transferiram para Haverfordwest (sudoeste de Gales) o modelo de casas e fazendas de sua terra natal.
Dizem que o antigo progenitor do Pembroke tinha semelhança com o antigo Schipperkes e que ele tem origem na mesma família dos Keeshound, Pomeraneos, Samoiedas, Chow Chows, Elkhound Norueguês e Spitz Finlandês e ainda teria muito pouco ou nada das características do Dachshure.
Os Cardigans e Pembrokes de antigamente tinham diferenças marcantes, hoje em dia é que eles se assemelham mais. Sabe-se que alguns Cardigans devem ter ido para Pembrokeshire, pois é evidente que o cruzamento entre as duas raças ocorreu com freqüência. Essa prática parou e criadores de hoje determinaram que as duas raças seriam consideradas distintas.

O Pembroke é um dos cães de pequeno porte mais agradáveis e cordatos, tem uma natureza afetiva e sua inteligência é incontestável, além de ser um guarda sempre alerta dentro do lar.

A pelagem é dupla com pêlos de comprimento médio, retos, jamais macios, ondulados ou muito duros (pêlo de arame) e o subpêlo é denso.

As cores são uniformes em vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, preto e castanho com ou sem manchas brancas nas patas, no anti-peito e no pescoço. Um pouco de branco na cabeça sobre a cana nasal é admissível.

Na aparência geral é um cão de pequeno porte, com tronco moderadamente longo, de membros curtos e fortes. É robusto, esperto e ativo, dando a impressão de substância e resistência em pouco volume.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!