Características Gerais

Padrão FCI n. 38
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho 30 cm
Peso proporcional ao tamanho
Pelagem média e densa
Agressividade baixa
Aptidão pastor e cão de tiro
Atividade
Espontânea
média
Área para criação pequena
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan, o Corgi com rabo de raposa, é o mais antigo dos dois Corgis, e uma das mais antigas raças da Inglaterra, tendo chegado às terras altas de Cardiganshire (Gales) com os Celtas vindos da Europa Central em aproximadamente 1200 A.C. Eles eram membros da mesma família que produziu o Dachshund.
A vila de Bronant, no centro de Cardiganshire, se tornou a fortaleza desses antigos Celtas e a inteligência e a vigilância dos Colgis sempre foi um prêmio para esse povo.
A Coroa possuía na época praticamente toda a terra. Os arrendatários só podiam cercar o jardim. Os rebanhos pastavam nas áreas comuns com pequeno rendimento para os arrendatários. Este pequeno cão de inteligência quase humana sempre foi um pastor nato e era treinado para fazer o serviço oposto, isto é, ir dando pequenas mordidas nos pés do rebanho para que eles fossem pastando cada vez mais longe. Apesar do reduzido tamanho das pernas a velocidade dos cãezinhos é marcante.
A divisão e a subseqüente venda das terras da Coroa para os arrendatários e sitiantes e o aparecimento das cercas fez com que ele perdesse sua função e passasse a ser um cão de guarda e companhia. Com isso o tipo de Corgi conhecido em Bronant tornou-se escasso e só graças ao cuidado de alguns criadores que as antigas linhagens vem sendo preservadas.
Com a divisão das terras e a introdução de novas raças, alguns cruzamentos foram experimentados. O antigo cão de Bronant foi cruzado com o Pastor Vermelho sem sucesso e com o Pastor Rajado, com algum sucesso. A progênie foi cruzada com o Collie, produzindo o cão conhecido como Heeler.
As principais linhagens do Cardigan Welsh Corgi atuais voltam ao antigo Bronant Corgi com uma pequena infusão do Pastor Rajado.
As duas raças de Corgi eram consideradas uma só até 1934 e nesta data dos 250 Pembrokes Welsh Corgis, somente 59 foram registrados como Cardigan.
O 1º casal de Cardigans chegou aos Estados Unidos em 1931 importados por Mrs. Robert Bole de Boston e em 1935 foi reconhecida pelo AKC (Kennel Clube Americano).

A pelagem é dupla, densa, de comprimento médio. O pêlo tem textura meio áspera e é relativamente liso e resistente a intempéries. O subpêlo isolante é curto e grosso.

A cor pode ser: todas as tonalidades de vermelho, sable (preto-chumbo), rajado, preto com ou sem pontos rajados e azul merle (preto-cinza marmorizado) com ou sem pontos rajados. Manchas brancas são usuais principalmente no pescoço.

Na aparência geral é um cão pequeno, baixo (pernas curtas) e longo (tronco comprido), de ossatura moderadamente pesada. A cauda é portada baixa e as orelhas são eretas. Ele tem uma bela aparência, sendo forte apesar do tamanho, rápido, resistente, de estrutura forte sem ser grosseiro.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!