Para seu cão você e ele fazem parte da MESMA MATILHA.
Quando o cão é retirado do convívio de sua mãe e irmãos e levado para casa, os membros da família passam a ser sua matilha. E em toda matilha um cão é denominado "líder". Este cão tem o respeito dos outros desde a alimentação até a brincadeira dos outros membros.
A parte mais difícil do treinamento de um cão não é ensiná-lo a sentar ou deitar. O mais difícil é ensinar-lhe que VOCÊ é o líder. Uma vez que isto tenha se estabelecido, todo o resto se encaixa perfeitamente, e o treinamento torna-se muito mais simples.

Então, O QUE FAZER para se tornar um líder?
A parte mais importante da liderança é ter FIRMEZA e PERSEVERANÇA. Você deverá dar um comando ao cão e certificar-se que o cão FARÁ aquilo que lhe foi solicitado. Ser o líder também significa ser justo. Ser justo significa não punir seu cão, não culpá-lo por SEUS próprios erros, respeitá-lo como um ser inteligente que pensa e tem sentimentos.
E por último, ser justo também significa PERMITIR QUE ELE SEJA UM CÃO, principalmente os cães de pequeno porte. Os cães mimados são os que apresentam os maiores problemas de comportamento.

Enquanto o cão acreditar ESTAR NA LIDERANÇA, FICA
DESCARTADA a possibilidade de êxito no treinamento !!
Duas das mais comuns síndromes de problemas comportamentais, com sintomas quase idênticos, são um resultado direto de quanta atenção um cão recebe. De um lado está o cão de quintal, que suporta muito isolamento. Do outro lado, o cão muito grudado ao dono, cujo excesso de mimos criou uma super dependência de contato humano.

Como desenvolver uma LIGAÇÃO SAUDÁVEL com o cão, evitando
contudo criar uma DEPENDÊNCIA ANORMAL?
O meio termo é o melhor caminho, no qual os cães não são nem isolados e nem lhes é dada atenção excessiva. A inclusão do cão nas atividades diárias cria uma ligação normal homem/cão. Este tipo de relacionamento gera cães mais calmos, mais bem comportados. Sua ligação com o dono é forte o suficiente para torná-los ansiosos por agradar, mas não tão forte que os torne emocionalmente dependentes. Ao brincar com o cão, é importante escolher jogos construtivos, que irão melhorar o relacionamento dono/cão. O adestramento estabelece um sistema de comunicação eficaz. Devido ao fato de animais educados poderem ter mais liberdade e companheirismo, o treinamento é a liberação canina para um cão que tenha sido banido por não saber respeitar regras. Feito de forma correta, constrói um laço de amor e respeito entre cão e dono.

A EDUCAÇÃO É UM DOS MELHORES PRESENTES QUE O DONO PODE DAR AO SEU CÃO!!

 
ONDE EDUCAÇÃO É SINÔNIMO
DE DIVERSÃO
 
 
 
 
Helena A. Hestermann info@happydogs.com.br