Olá Pessoal,

Hoje, vamos aprender como começar a ensinar um filhotinho a andar junto, sem puxar a guia.
Estas primeiras lições são muito importantes na vida de qualquer filhote. Ele deve aprender que todas as vezes que
se distanciar muito de você, sem prestar atenção para onde você está indo, ele irá parar de andar, ao invés
de seguir adiante.
Normalmente, nas primeiras vezes que saímos com o filhote, ele vai na nossa frente, puxando a guia. E nós, acompanhamos o seu passo, ou até mesmo apressamos o nosso passo para acompanhá-lo. NÃO FAÇAM ISSO!! Esta atitude somente reforça o fato de que puxar a guia é a solução para ir para a frente.
Antes de iniciar o treinamento com a guia, certifique-se que o cãozinho já esteja acostumado a usar a coleira. Ele também deve estar acostumado a ser segurado pela coleira, pois assim já estará habituado com a sensação de pressão em seu pescoço e não se assustará quando a guia for colocada.

Chamem seu filhote e vamos começar!!

1
Antes de colocar a guia, brinque com o cão para que ele gaste um pouco da energia contida
2
Depois de brincar, coloque a guia, e segurando um petisco, induza o filhote a permanecer do seu lado esquerdo. Ele irá seguir o petisco e se posicionará onde você quiser. Dê o petisco para ele e fique um pouco parada.

3

Segure a guia com a mão direita. Não a deixe arrastando no chão e nem muito curta. Mantenha sua mão na altura da cintura. Diga o nome do filhote para fazer com que ele olhe para você e comece a andar.

4

Fique de olho na guia. Quando ela estiver quase totalmente esticada, pare de andar. Segure a guia firmemente contra o seu corpo, para que o filhote tenha uma parada súbita quando chegar ao fim do comprimento da guia.

5

Com um petisco, encoraje o filhote a voltar para o seu lado. Assim que ele chegar dê o petisco e elogie-o . Volte andar. Vá conversando com o filhote e estimulando ele a acompanhá-lo oferecendo pequenos pedacinhos de algo que ele goste muito de comer. Se o filhote começar a rodar em sua volta, ou atravessar a sua frente, pare imediatamente de andar. Reposicione-o do seu lado e continue andando.

6
Vá conversando com voz bem animada e não se esqueça de ficar de olho na guia. Sempre que ela estiver quase para esticar totalmente, pare e deixe o filhote se surpreender e olhar para você para ver o que está acontecendo.
7
Assim que ele olhar para você, estimule-o a vir do seu lado novamente, e assim que ele estiver do seu lado ofereça os petiscos e continue andando.

Não se preocupe se não obtiver ótimos resultados na primeira sessão de treinamento. Isto requer algumas sessões para que se comece a obter sucesso. Mantenha sempre o bom humor para não assustar o filhotinho e faça deste treinamento um momento muito agradável para ele. Não se esqueça de que os filhotes não possuem a capacidade de se concentrarem por muito tempo.
Por isso, cinco minutos por vez serão mais que suficientes no início!!!

Bom treinamento e até a semana que vem.


 
Onde educação se faz com diversão!
 
 
 
 
Helena A. Hestermann info@happydogs.com.br