Hoje, vamos ensinar ao nosso amigão o comando FICA..
Coloque a coleira e a guia em seu cãozinho, pegue alguns petiscos e brinquedos e vamos treinar!!!

Siga este procedimento na hora das refeições de seu filhote, prevenindo desta forma que, ao se tornar adulto, você venha a ter problemas em relação á possessividade com comida:

-
Coloque seu cão sentado e fique na frente dele, apenas a poucos passos de distância. Segure a guia com a mão esquerda e estique o braço direito com a palma da mão voltada para cão, conforme a figura abaixo. Diga 'FICA' espere alguns segundo e antes que o cão possa sair do lugar, vá até ele e ofereça um petisco e muitos elogios.
-
No início, não faça movimentos rápidos, pois isto estimularia o cão a sair do FICA e ir ao seu encontro.
-
Fique bem atento ao menor movimento que indique que seu cão está prestes a se levantar. Assim que ele começar a se mexer, vá rapidamente até ele, segure a coleira e recoloque-o no mesmo lugar onde ele estava anteriormente. Repita o comando FICA e o sinal manual e após alguns segundos dê o prêmio ao cão.
-
Conforme o cão for entendo o que se espera dele, vá aumentando, aos poucos o tempo que ele terá de esperar até que possa receber seu prêmio.
-
Deve-se treinar o FICA com o cão sentado, deitado e em pé. Treine na posição sentado inicialmente, e depois passe para as outras, uma de cada vez.

Bem, agora que seu cão já sabe
o que significa FICA, é hora de
acrescentarmos um pouco mais de dificuldade ao exercício.




Até este ponto, sempre ficamos parados na frente do cão. Chegou a hora de mostrarmos
a ele que, mesmo quando estamos em movimento, o comando FICA significa que
ele deve ficar parado onde estiver e não poderá nos seguir até ser liberado. s

-
Com o cão na posição Sentado, fique agora um pouco mais distante do que anteriormente. Por exemplo, se ao ensinar o Fica você estava a 3 passos do cão, agora, pode ficar a 5 passos de distância.
-
Com o braço sempre esticado em direção ao cão sinalizando o gesto do Fica, movimente-se em semi-circulo na frente do cão. Ou seja, saia da frente dele e vá para o lado direito do cão. Fique um pouco parado, volte para a frente dele e dê o prêmio. Depois, vá para o lado esquerdo do cão, volte para a frente dele e dê o prêmio.
-
Não esqueça de repetir o comando Fica algumas vezes durante o exercício e de fazer o gesto com a mão direita.

Sempre que desejamos ensinar algo ao cão, devemos escolher um local de treinamento onde haja o menor número de distrações possível.


Normalmente, o cão começa o aprendizado em sua própria casa.
Mas, é muito importante que distrações possam ser acrescentadas, aos poucos, durante as sessões de treinamento. Assim que seu cão já estiver executando bem o comando FICA com um mínimo de
distrações, já é hora de levá-lo para treinar na rua ou em um parque.
Alguns cães podem agir como se nunca tivessem escutado esta palavra na vida!! Não se desespere. Siga os mesmos passos do início do treinamento e em pouco tempo, seu amigão vai perceber que os comandos devem ser obedecidos em qualquer lugar, mesmo quando há coisas muito mais interessantes
para explorar, ou quando outros amigos caninos estão passando.

NUNCA DEIXE SEU CÃO PARADO EM FRENTE A UMA LOJA, POR MAIS TREINADO QUE ELE POSSA ESTAR. Nunca se sabe o que poderá acontecer, o que passará do outro lado da rua. Algo inesperado poderá chamar sua atenção, fazendo com que atravesse a rua e
podendo ocasionar um acidente sério!!!!


Abração para todos, bom treino e até a semana que vem.


 
Onde educação se faz com diversão!
 
 
 
 
Helena A. Hestermann info@happydogs.com.br