Seu cão enjoa quando passeia de carro?
Muitos cães não passam nada bem enquanto outros parecem que
nem sequer se incomodam com o balanço do carro.

Se você possui um amigão que baba só de entrar no carro, antes mesmo de começar a andar,
aí vão algumas dicas do que fazer para acabar com este comportamento.

Quantas vezes seu cão já andou de carro?
Normalmente, o cão fica em casa até que tenha tomado todas as vacinas. E as pessoas esqueçem que ele pode passear de carro. É bom habituá-lo desde pequeno aos passeios. Leve-o junto quando for levar ou buscar as crianças na escola, quando for a farmácia ou à padaria. Como você vai voltar muito
rapidamente, ele pode esperar no carro, ou se for de pequeno porte, leve-o no colo.

Para onde você levou o cão todas as vezes que saiu de carro?
Muitas vezes, os únicos passeios que o cão fez foram visitas ao veterinário.
Talvez ele não tenha boas lembranças desse tipo de passeio e associe o carro a lugares desagradáveis. Afinal, quem é que gosta de tomar uma injeção!!!!

Então vamos lá!
Chame seu amigão e vamos começar a mostrar a ele que andar de carro é muito legal.


-
Inicialmente, coloque uma coleira e uma guia no cão.
-
Leve-o até o carro, abra a porta e incentive-o, com petiscos ou brinquedos, a entrar. Entre você também e brinque com ele. Elogie-o bastante. NÃO LIGUE O MOTOR. Nesta primeira fase, queremos apenas que ele goste de estar dentro do carro. Faça este exercício todos os dias até quando não for mais necessário usar uma guia. Você verá que o cão entra alegremente no carro, esperando ganhar seus petisquinhos e brincar com você.
-
Agora que seu cãozinho já está acostumado a ficar dentro do carro, você já pode dar a partida no motor, mas sem sair do lugar por enquanto. Tenha o mesmo procedimento anterior. Brinque, elogie o cão bastante até que ele não se incomode nem um pouco com o barulho do motor.
-
Chegou a hora de dar uma voltinha no quarteirão. No quarteirão mesmo!! Não queira andar muito no início. Pare o carro em uma sombra, e brinque bastante, deixe-o olhar pela janela, ver as pessoas passando se for um filhotinho ou desça do carro e dê um bom passeio se já tiver tomado todas as vacinas. Faça deste passeio um momento muito agradável. Volte para casa.
-
E assim, gradativamente, vá aumentando a distância percorrida. Mas sempre de quarteirão em quarteirão. Observe bem o cão, veja se ele não está babando em demasia. Antes dele começar a babar muito, pare. Brinque ou passeie e volte para casa.
-
Se tudo correr bem, os passeios poderão ser um pouco mais longos. Leve o cão a um parque, ou na casa de amigos que gostem de cães e melhor ainda que tenham cães amistosos para brincar com o seu. Com certeza, estes serão passeios bem agradáveis que farão com que seu cãozinho entre correndo no carro todas as vezes que você abrir a porta!!

OBSERVAÇÃO
Quando chegar a fase de começar a movimentar o carro, não dê alimentos por no mínimo 4 horas antes do passeio. Evite grandes quantidades de água também.

Este é o procedimento para o cão que enjoa devido a ansiedade ou insegurança. Se, mesmo assim, o cão continuar enjoando, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de se dar algum medicamento para auxiliar neste processo. Com certeza, se o seu cãozinho não enjoar mais, vai ficar cada vez mais relaxado e começar a aproveitar os passeios.

Um Abração para todos e BOM TREINO!!!

 
Educação com diversão!
 
 
 
 
Helena A. Hestermann info@happydogs.com.br