OLÁ PESSOAL
Hoje, vamos discutir alguns fatores que influenciam no aprendizado do cão.
A facilidade com que um cão aprenderá um determinado exercício depende de vários fatores:

CARACTERÍSTICAS DE RAÇA
Os cães de raça foram desenvolvidos através de acasalamentos selecionados, visando determinadas características, tais como aptidão para a caça, a guarda, o pastoreio, etc. Em cada cão, estes traços estão presentes em diferentes níveis de intensidade e, dependendo do que queremos ensinar ao cão, poderão auxiliar
ou atrapalhar o nosso trabalho.
Assim que o cão demonstrar interesse em ir na sua direção, o ajudante o solta.
Quando o cão chegar, dê o petisco e faça muita festa
Repita somente umas três vezes, pois os filhotinhos não conseguem se concentrar por muito tempo
  Quando ele já começar a entender que quando você diz "Rex, aqui"" ele deve correr para você, pois vai ganhar alguma coisa, comece a se distanciar cada vez mais do filhote, alguns poucos passos por dia.

MAS ATENÇÃO !!!!!
É muito importante que a palavra AQUI , ou a palavra escolhida para chamar o filhote NUNCA seja usada para coisas desagradáveis. Por exemplo:
Se você repreender verbalmente o filhote, NUNCA o chame até você. Se não, ele vai entender que atender o seu chamado é ruim, pois você irá brigar com ele. Se precisar repreendê-lo, vá até ele!!
Se você precisar dar um remédio, dar banho, prender no canil, ou qualquer coisa que
ele não goste, NUNCA use o comando AQUI.
É muito importante que este comando seja usado SOMENTE para "coisas boas"! Assim, estamos imprimindo na memória do filhote que atender ao seu chamado é LEGAL!!!!

Ao chamar o filhote, utilize-se de uma expressão corporal bem "aberta, acolhedora". Abaixe-se ao nível do cão e abra os braços para recebê-lo. É muito importante que você sorria também. Vir para você deve ser a coisa mais divertida do mundo para ele.
Varie os prêmios do seu cão. Ás vezes de um petisco, ou faça uma boa brincadeira de cabo de guerra, mas NÃO JOGUE BRINQUEDOS PARA ELE BUSCAR. Há filhotes que não gostam de devolver os brinquedos e isto irá atrapalhar o ensino nesta fase.
Para brincar com bolinhas ou outros brinquedinhos que sirvam para serem jogados, amarre-os em uma corda, assim você terá como trazer o brinquedo de volta para você, mesmo que o cão não queira devolvê-lo!!!
 

Bem pessoal , esta é a forma de ensinar seu cãozinho a vir correndo todas
as vezes que você o chamar.

No próximo artigo, vamos aprender como fazer com que os cães adolescentes e
adultos aprendam a vir todas as vezes que forem chamados.

Bom treino a todos!!!!!!

 
Onde educação se faz com diversão!
 
 
 
 
Helena A. Hestermann info@happydogs.com.br