No último ano, o número de cães abandonados na cidade de S. Paulo simplesmente dobrou. A grande surpresa é o fato de boa parte desses cães ser de raça pura. E o pior é que este fenômeno vem ocorrendo em todo o Brasil.

   Até pouco tempo atrás, a imensa maioria dos cães abandonados não tinha raça definida. Hoje isto mudou, estando próximo de 50%. As raças poodle, cocker spaniel, pastor alemão, rottweiler e fila estão entre as que tem maior indíce de rejeição.

   O site Kennel Club, nos últimos três anos, vem mantendo a seção de ADOÇÕES e DOAÇÕES, através da qual centenas de cães já encontraram novos lares. Mas além disso, a partir de agora, publicará uma série de matérias que abordarão os diversos aspectos do abandono, que vão da irresponsabilidade dos maus proprietários (sem noções de Posse Responsável) até a apatia dos governos, que não implementam programas eficientes de castração em massa, única solução real para o problema, no longo prazo.

   Portanto, amigos dos cães, vamos lançar nossa campanha de ABANDONO ZERO, e você poderá auxiliar de diversas formas - adotando um cão, indicando a possibilidade de adoção a um amigo, cobrando dos vereadores e prefeitos atitudes efetivas contra o abandono e, principalmente, explicando a seus filhos, pais, amigos e parentes os conceitos de POSSE RESPONSÁVEL, que será nossa primeira matéria.